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Triptofano: por que ele melhora a insônia?

Já ouviu falar em Triptofano? Sabia que ele melhora a insônia? Além disso, o aminoácido é um poderoso auxiliar para o corpo trazendo diversos benefícios como o peso ideal e um cardápio mais nutritivo.

Saiba mais sobre o triptofano e veja onde encontrar essa substância que traz tantos ganhos para o organismo.

Por que o triptofano melhora a insônia?

O triptofano é um dos aminoácidos fundamentais para o organismo. Ele precisa ser obtido por fontes externas, como alimentos e suplementação. Isso ocorre porque o corpo não consegue sintetizar essa substância, então requer a reposição por outros meios.   

Quando se consome o triptofano acontece um processo longo de conversão do aminoácido. Assim, o metabolismo transforma os nutrientes obtidos em serotonina, vitamina B3 e melatonina. A última é o hormônio do sono, logo isso explica por que há uma melhora na insônia.

Além disso, a serotonina é considerada responsável pela sensação de bem-estar e prazer. Sendo assim, ela ajuda para que o organismo entre em um estado de relaxamento próprio para uma boa noite de sono.

Outra vantagem no consumo de triptofano está na regulação do apetite, no controle do humor (oferecidos pela serotonina), no equilíbrio do sistema nervoso e na saúde da pele (vindos da vitamina B3). Por isso, essa substância ainda ajuda a aumentar a saciedade, diminuir o estresse, melhorar o temperamento na TPM e evitar a depressão.

Onde encontrar o triptofano?

Esse aminoácido essencial é encontrado em plantas, animais e suplementação. Veja quais são as melhores fontes de Triptofano e adote esses alimentos em sua dieta. Assim, será mais fácil ter um sono profundo, reduzir a irritação e ter mais disposição em cada dia.

  • Suplementos naturais: existem suplementos naturais contra a insônia com triptofano. Eles já contêm a dosagem ideal por dia, por isso basta a utilização de um comprimido para conseguir dormir melhor.
  • Soja: a soja é rica em proteína e é uma ótima fonte de triptofano.
  • Sementes e nozes: entre elas estão as sementes de girassol, chia, gergelim, abóbora, linhaça, pistache, amêndoas, avelãs castanha de caju e do pará.
  • Peixes e crustáceos: podem ser citados a sardinha, o bacalhau, o atum, o salmão, a tilápia, a cavalinha, a truta e vários frutos do mar.
  • Queijos e laticínios: apenas uma fatia de queijo com 100 gramas de muçarela de búfala, ricota, parmesão ou cottage apresenta a quantidade diária de triptofano.

Além desses alimentos é possível conseguir boas doses de triptofano em: carne de peru, frango, cereais, ovo, feijão, lentilha, ervilha, grão de bico, banana, abacaxi, abacate, morangos, kiwis, melão, abóbora, espinafre, brócolis, cebola, batata,  berinjela, cogumelos, milho, mel, pasta de amendoim e cacau em pó.

Agora que você sabe por que o triptofano melhora a insônia acrescente essa substância nutritiva ao seu dia a dia. Assim, será muito mais fácil ter dias leves, tranquilos e evitar a falta de sono quando chegar a noite. Quer saber mais sobre os suplementos naturais com triptofano? Então, visite o site oficial de Triptopax. Ele é aprovado pela ANVISA, além de ajudar a reduzir o risco de depressão, regular o humor, evitar o estresse e diminuir a ansiedade. Experimente já!

natusau

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