0

Por que uma noite de insônia é prejudicial?

Todos sabem que dormir pouco faz com que o dia seguinte seja muito mais difícil. Porém, há muito mais para ficar preocupado depois de passar por problemas para descansar. Descubra hoje por que uma noite de sono é prejudicial.

Além de contribuir para o ganho de peso e para doenças, a insônia ainda pode ser um perigo para a vida de todas as pessoas. Entenda melhor no decorrer do artigo.

5 motivos que provam por que a insônia é prejudicial

Existem muitos problemas além do mau humor e cansaço naturais vindo de uma noite em claro. Confira 5 razões que mostram por que a insônia pode prejudicar a vida de quem dorme mal e também de todos a sua volta.

1. Atrapalha emagrecimento

Durante o repouso são liberados hormônios responsáveis pelo emagrecimento. Logo, uma boa noite de sono ajuda a metabolizar as calorias consumidas e aumentar a sensação de saciedade.

Além disso, uma noite de pouco sono ainda aumenta o cortisol, responsável por estocar gordura. Fora isso, a insônia ainda leva a lanches noturnos, o que contribui para o aumento do peso.

2. Impede o ganho de massa muscular

Ao malhar a musculatura permanece ativa, o que leva à perda de gordura e ganho de massa. Porém, para ocorrer esse processo é preciso que haja a quebra das fibras musculares.

Essa quebra leva à necessidade por mais aminoácidos. Sendo assim, isso torna o músculo maior devido à adição de células musculares. Dessa forma, é durante o sono que o corpo consegue repor suas funções orgânicas fundamentais para o ganho de massa muscular.

3. Aumenta o risco de doenças cardíacas

A insônia deixa o corpo em constante alerta. Isso é muito nocivo para o coração, pois ele trabalha muito mais do que tem capacidade em uma noite em claro. Além do próprio estresse do momento, o órgão não diminui seu ritmo e recupera os danos sofridos no dia.

Assim, dormir pouco aumenta o ritmo cardíaco e a pressão sanguínea. Dessa forma, o resultado são doenças cardíacas, problemas cardiovasculares e hipertensão. Sendo assim, é fundamental cuidar da saúde do sono para evitar males futuros.

4. Reduz a beleza da pele

Os prejuízos de uma noite de insônia não estão apenas nas olheiras. Toda a pele é afetada ao dormir mal. Além de perder o brilho natural ainda há uma produção mais intensa de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce.

Logo, o rosto fica com a aparência mais envelhecida, pálida e com mais riscos do desenvolvimento de rugas. Esses danos para a pele não podem ser recuperados com facilidade. Por isso, muitas vezes é preciso fazer diversos tratamentos estéticos que poderiam ser evitados apenas ao dormir melhor.

5. Contribui para acidentes

Uma noite de insônia não é nociva apenas para a pessoa que passa paro essa dificuldade. Além de causar diversos prejuízos para o organismo, ainda pode colocar em risco a vida de que estiver próximo.

Isso ocorre porque ficar horas acordado reduz os reflexos, aumenta a sonolência e pode fazer com que se pegue no sono durante as atividades diárias. Logo, dirigir e operar máquinas oferecem grandes riscos para todos.

Ao saber por que uma noite de insônia é prejudicial já é possível entender que a saúde do sono é fundamental. Além de causar danos para o organismo e colocar em perigo a vida de outras pessoas, dormir mal ainda diminui a disposição para uma vida feliz.

Evite que isso aconteça e invista em um tratamento eficaz contra a falta de sono. Conheça mais sobre os suplementos naturais contra a insônia e durma muito melhor.

natusau

Deixe uma resposta