0

Por que o maracujá funciona contra a insônia?

É muito comum ouvir falar que certas plantas são ótimas para relaxar e induzir ao sono. Além disso, por serem naturais, não causam prejuízos ao organismo. Porém, você já se perguntou por que o maracujá funciona contra a insônia? Descubra isso hoje.

Tendo diversas utilidades, todas as partes do maracujá podem ser utilizadas. Assim, é possível obter chás, sucos e shakes das folhas, frutos, raiz e semntes. Saiba mais sobre essa planta e entenda de onde vem o seu poder calmante.  

Quais são as propriedades do maracujá?

Rico em nutrientes, ele apresenta ação oxidante. Além disso, também contém potássio, ferro, sódio, vitaminas A B e C, fósforo e cálcio. Não bastando essas propriedades, o maracujá ainda tem alto teor de fibra solúvel e possui poucas calorias.

Com  todas essas vantagens, a planta é versátil, podendo ser aproveitada por completo. Ou seja, tanto sua polpa, folhas, raiz e semente são altamente nutritivas e excelentes para induzir ao sono tranquilo.

No Brasil, 27 instituições estudam as propriedades do maracujá. Esse grupo de estudiosos conta ainda com mais duas instituições internacionais. Os pesquisadores estão determinados a investigar os mais de 200 tipos de maracujá existentes.

Os resultados têm sido positivos, apontando a utilidade da planta para diversos problemas, como: insônia, enxaquecas, doenças cardíacas, TPM, diabetes, tremores, obesidade e muito mais.

Por que o maracujá funciona contra a insônia?

O maracujá realmente funciona contra a insônia. Seu maior poder calmante está em suas folhas. Isso ocorre porque esta parte é rica em alcaloides e flavonoides, que atuam como relaxantes musculares, tranquilizantes e analgésicos.

Logo, tais substâncias agem diretamente no sistema nervoso central e oferecem uma sensação de sonolência. Além disso, devido a suas propriedades, o maracujá ainda é um excelente auxiliar no combate à depressão.

Essa planta poderosa atua também ao reduzir a ansiedade e controlar os distúrbios do sono, como a dificuldade para dormir. Com isso, o maracujá é um grande remédio natural contra a insônia.

Apenas é importante destacar que as folhas possuem substâncias cianogênicas que, sem o preparo correto, podem ser tóxicas. Por isso, opte sempre pelas folhas já desidratadas.

Como utilizar o maracujá contra a insônia?

Após saber por que o maracujá funciona contra a insônia, é o momento de entender como ele pode ser utilizado. Logo, seus frutos, sementes, casca e folhas podem fornecer diversas receitas e remédios naturais.

Os frutos do maracujá são muito nutritivos e oferecem ótimos sucos, molhos e são usados em doces, como mousse e bolos. A casca, por sua vez, contém pectina, substância que ajuda na eliminação e gorduras. Por isso, ela é encontrada em farinhas e adicionada a frutas, sucos e iogurtes.

As folhas do maracujá rendem ótimos remédios fitoterápicos. Essa parte pode ser acrescentada em chás, sendo a melhor forma de obter os efeitos calmantes contra a insônia, ansiedade e estresse. Já suas sementes originam produtos cosméticos, como esfoliantes e óleos, tendo propriedades antioxidantes e emolientes.

Já sabia de todas as utilidades do maracujá? Deixe nos comentários a forma que você costuma utilizar essa planta em seu dia a dia.

natusau

Deixe uma resposta