Descubra como se livrar da dor nas articulações

Homem com dor no ombro

Se pararmos para analisar, é até comum sentir dor nas articulações, pois são áreas movimentadas constantemente. Mas, quando essas dores demoram muito para sumir, pode ser um sinal de algo mais grave. É necessário consultar um médico caso esse problema persista, mas também existem medidas que você tomar para se livrar disso. Saiba agora como combater a dor nas articulações de uma vez por todas!

O perigo da dor nas articulações

Pessoa segurando mãos de idoso com dor nas articulações

Geralmente, as dores articulares são um sinal de inflamação, que pode ter diversas causas. Os sinais mais comuns são inchaço, dor, rigidez, calor no local, vermelhidão e dificuldade ou perda de movimentos. Qualquer inflamação nas articulações deve ser tratada com rapidez, pois pode evoluir para doenças graves, como a artrite, e não é somente a terceira idade que precisa ficar atenta a isso, pois pode acontecer com pessoas de qualquer idade.

A artrite é uma doença sistêmica, inflamatória e crônica, que acomete várias articulações, principalmente nos pés e mãos, de forma simétrica, causando dor e levando à deformidade articular. Esta é uma doença autoimune, onde o sistema imunológico ataca as células saudáveis do próprio organismo. Por motivos ainda não comprovados, são várias as causas possíveis, e as mulheres costumam ser mais afetadas que os homens.

O desgaste natural da articulação é uma das causas mais comuns da artrite, mas esta doença também pode ser causada pelo excesso de peso, idade, traumatismo direto ou indireto, fator genético e devido a fungos, bactérias ou vírus. Quando não tratada a tempo, pode levar à completa destruição da articulação e perda da função.

Tratamentos eficientes contra a inflamação articular

Idoso alegre se espreguiçando

É muito importante sempre realizar tratamentos indicados por um médico, mas algumas formas de combater os sintomas naturalmente e de forma eficiente são:

• Faça massagens

Relaxar os músculos e tendões é bom para liberar a tensão. Por isso, massagens regulares nas áreas em que você sente dor é uma forma de aliviar os sintomas e se sentir mais revigorado. Você pode fazer uma automassagem, pedir para um amigo ou parente lhe ajudar, ou recorrer a um profissional.

• Evite pressão nas articulações

Faça exercícios físicos leves sempre que puder, mas evite posições que exercem estresse sobre as articulações, como movimentos repetitivos ou esforços exagerados e desnecessários. Não fique parado o tempo todo, mas também não exponha seu corpo a ações que possam te prejudicar.

• Coma bem

A alimentação equilibrada e saudável é extremamente importante, mesmo para quem não possui nenhum problema. Reduza a ingestão de sódio e diminua o consumo de produtos processados, frituras e açúcar refinado na sua rotina. O ideal é escolher por alimentos com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

• Recorra aos remédios naturais

Feitos com ervas, são mais baratos do que os convencionais, capazes de aliviar a dor nas articulações e tratar inflamações. As plantas medicinais trabalham dando apoio para as funções naturais de limpeza do nosso organismo.

Os remédios comuns que tomamos costumam nos trazer efeitos colaterais a longo prazo, que é o que acontece com os anti-inflamatórios, que são usados para a dor nas articulações. Várias áreas do corpo podem ser afetadas, como rins, fígado, estômago e coração. Uma ótima saída é consumir um suplemento natural, a fim de obter as substâncias em quantidade suficiente para tratar as dores causadas por inflamações articulares.

Muitos médicos estão incentivando o consumo de cápsulas de cúrcuma, uma planta com substâncias altamente anti-inflamatórias, necessárias no tratamento de artrites. Um dos medicamentos naturais mais recomendados é o Fito Cúrcuma, com fórmula 100% natural, à base de Curcumina, e Piperina (que vem da pimenta preta). Esses dois compostos reduzem a dor nas articulações, aliviando o desconforto nas mãos, cotovelos, joelhos e costas. Se você deseja tratar a inflamação articular de forma saudável, acesse o site oficial do Fito Cúrcuma para ter mais informações.

natusau